segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MURAL DIDÁTICO



Os murais didáticos são quadros onde colocamos alguns textos e ilustrações, que serão utilizados em sala de aula para, entre outras coisas, despertar o interesse da turma, introduzir uma nova unidade de estudo, complementar aulas ou ainda para avaliar um tema estudado.

O mural é um material didático diferente do cartaz, enquanto o mural necessita de explicações, comparações e deve permanecer em sala de aula por tempo suficiente para a aprendizagem ser recebida, o cartaz transmite a mensagem de uma idéia de maneira mais rápida. O professor pode usar um mural didático sobre a metamorfose do sapo, o ciclo da água, as partes da planta, mapas com as produções de determinada região geográfica etc.

O mural didático pode ser do tipo fixo ou móvel; sua base pode ser de cortiça, madeira, papelão, eucatex, isopor, forrado com tecido, feltro, flanela, plástico etc. É aconselhada a forma retangular e a sua altura pode ser de 1 m, sendo o seu comprimento variável, podendo abranger a parede inteira.

Ao planejar a transmissão de uma mensagem utilizando o mural didático, é importante que o professor observe os seguintes aspectos:
·         A mensagem deve ser simples e direta.
·         O título deve ser breve e chamar a atenção.
·   Os materiais para ilustrar a mensagem podem ser objetos, fotografias, gravuras, mapas, desenhos, gráficos, tabelas, linhas do tempo etc.
·    Os textos devem trazer maiores detalhes da mensagem que foi em partes transmitida pelas ilustrações.

              Há algumas vantagens na utilização do mural: serve para despertar atenção e o interesse; transmite informações e conhecimentos; estimula o trabalho de grupo; ajuda a formar opiniões e leva o aluno a criticar o material apresentado em aula, entre outras coisas.
O mural pode ocupar várias posições na classe: ele pode estar próximo ao professor quando este for completar explicações em sala de aula, pode estar no fundo da sala servindo para consultas ou também pode ser elaborado pelos próprios alunos, quando servir para a culminância de uma unidade de experiência ou de trabalho. Deve ocupar sempre um lugar bem visível aos que entram em sala de aula, servindo assim como material de incentivo aos alunos quando o professor inicia um novo assunto para estudo.
O mural didático não deve ser confundido com o quadro de avisos, pois este último é um recurso que apresenta várias mensagens sobre diferentes assuntos.



Referências bibliográficas:
BRITTO, Neyde Carneiro & MANATTA, Valdelice L. Bastos. Didática especial. São Paulo: Editora do Brasil, s.d.
FERREIRA, Oscar Manuel de Castro & SILVA JUNIOR, Plínio Dias da Silva. Recursos audiovisuais para o ensino. São Paulo: EPU, 1995.
IESDE BRASIL S/A. Curso normal. Curitiba: IESDE, 2002. (Módulo 2).
LEITE, Lígia Silva. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.
MARCOZZI, Alayde Madeira et all. Ensinando à criança. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1976.
NÉRICI, Imídeo. Introdução à Didática Geral. Rio de Janeiro: Ed. Científica, s.d.
PARRA, Nélio. Técnicas audiovisuais de educação. São Paulo: Pioneira, 1985.
ZÓBOLI, Graziella. Práticas de ensino: subsídios para a atividade docente. São Paulo, Ática, 1996.

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